terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tudo sobre Umectação: Uso de óleos nos cabelos. Nutrição capilar.

Usar óleos 100% naturais.
Olá Divas!
Hoje vou falar de um assunto super importante....a nutrição capilar, estou começando meu cronograma capilar ( vou explicar tudo sobre cronograma em um post logo logo). Resumidamente os cabelos precisam de:
1-  Hidratação: Reposição hídrica - "é a água dos cabelos"
2 - Nutrição: Reposição Lipídica - "é a comidinha dos cabelos"
3 - Reconstrução: Reposição da massa capilar, proteínas, aminoácidos..queratina. "Remedinho dos cabelos", hehehe.. Compração bem bobinha, mas que torna fácil o entendimento.

Precisamos : HIDRATAR, NUTRIR e REPARAR os fios.
A umectação portanto é a  reposição lipidica, e deve ser feita com óleos 100% naturais. Nada de silicones ou óleos minerais!!!

Umectação deve ser feita para quais tipos de cabelo?

Todos os tipos de cabelo precisam de nutrição, o ato de lavar os cabelos, o sol, o vento, e processos químicos promovem a perda de nutrientes,  então todas devem fazer a umectação, sem excessão.\

Por que fazer umectação nos meus cabelos? Quais os benefícios da umectação?

A umectação evita o ressecamento, o frizz e ajuda muito a combater a queda. Gente umectação é tudo.. basta buscar no google inúmeros relatos de melhora no crescimento, saúde e brilho dos fios. Sim.. a umectação ajuda bastante no crescimento pois seus fios mais nutridos quebram menos e por isso ganham comprimento com mais facilidade, a massagem no couro cabeludo com óleos ajuda muito no crescimento e na saúde do couro cabeludo e bulbo capilar.  Na próxima vez que lavar depois da umectação, eu pego os cabelos e sinto que estão mais cheios, macios e sem nada de ressecamento.. é incrível. Isso sem falar no brilho!
Meus óleos preferidos...o de oliva acabou..kakaka mas vou comprar outro essa semana!
Com que frequência devo fazer umectação?
A frequência depende da necessidade dos seus cabelos. Se seus cabelos são oleosos por exemplo, pode ser feita no comprimento e pontas a cada 15 dias. Para cabelos ressecados ou quimicamente tratados pode ser feito uma vez por semana em todo cabelo, inclusive próximo da raíz. Cada cabeça uma sentença... você deve observar como estão seus fios e fazer a medida que achar necessário.

Quais óleos posso usar?
Óleos 100% vegetais. Trouxe aqui 3 exemplos fáceis de encontrar e com preço acessível.  O óleo de oliva é ótimo, e precisa ser extra virgem. Óleo de coco e de rícino também são ótimos. Mas você pode usar outros óleos vegatais como de alecrim, argan, amêndoas etc.
Óleo de Rícino/ Mamona - Famoso por promover crescimento acelerado dos cabelos

Como usar óleos nos cabelos? Como fazer a umectação?
Existem várias formas de fazer umectação de forma eficiente. Misturando em cremes, ou puro nos cabelos. Minha forma preferida é a seguinte:
1- Faça uma misturinha com seus óleos preferidos ou use um deles, como preferir. Se quiser pode intercalar, cada vez usar um óleo diferente e observar qual seus cabelos gostam mais. Gosto do óleo de rícino em pequena quantidade na raíz, para estimular o crescimento, e óleo de coco ou oliva no comprimento e pontas

2- Aplico nos cabelos não lavados ( se preferir pode lavar antes também), coloco uma pequena porção na palma da mão e aqueço  esfregando as duas mãos, em seguida aplico em uma pequena mecha. Eu aplico até na ráiz e faço bastante massagem no couro cabeludo. Aplique de mecha em mecha em todo cabelo.. mas não precisa enxarcar.

3- Massageie bem cada mecha para promover a absorção,  e o couro cabeludo para estimular a circulção e crescimento.

4- Eu deixo agir por 2 horas e em seguida lavo duas vezes com shampoo ( dissolvido em água, como sempre faço, explico aqui). Aplique uma máscara de sua preferência no comprimento e pontas ( de preferência máscara nutritiva, a base de óleos, deixe alguns minutos e enxague. 

Obs: No dia da umectação, prefira não secar ou passar chapinha, babyliss nos cabelos, por causa dos óleos o calor não é legal.

No dia da umectação você pode sentir os cabelos com mais volume e mais pesados e até mesmo pouco macios se não enxaguar direito......mas na próxima vez que lavar vai perceber o quanto os cabelos melhoram. Mas sinceramente, depois da umectação eu amo a maciez dos meus cabelos... não paro de pegar, é mágico, sério ( a loca dos óleos)..kakakakak


Divas, qualquer dúvida, escrevam nos comentários que eu respondo tá!

Façam e me contem tudo!!

Grande Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário